O prémio foi conquistado esta semana, em Madrid, no Concurso Empreendedor XXI, promovido pelo BPI e CaixaBank
BitCliq

A BitCliq, através da subsidiária SeaCliq para implementação do e-marketplace de pescado fresco sustentável, venceu ontem, em Madrid, o Concurso Empreendedor XXI, no segmento Agricultura e Pescas, com o projecto Lota Digital, já em funcionamento em Portugal desde o início deste ano, numa parceria com DocaPesca, numa iniciativa piloto no porto de Peniche.

Recorde-se que os Prémios Empreendedor XXI são dinamizados pelo BPI e pelo CaixaBank, através da DayOne, a divisão especializada para empresas de tecnologia, inovação e investidores. “Foram entregues no decorrer do Innovation Summit”, um novo programa criado pelo Grupo CaixaBank, e que reuniu na capital espanhola os principais players do ecossistema empreendedor, tecnológico e investidor de Portugal e Espanha”, esclareceu a BitCliq.

O projecto vencedor é uma plataforma que “liga os barcos de pesca aderentes a todos os potenciais compradores, permitindo a realização da primeira venda de pescado através da plataforma digital da BitCliq, implementando rastreabilidade Blockchain, do mar até ao prato do consumidor”, refere a empresa. No portal da BitCliq refere-se que “a plataforma inclui um serviço de controlo de qualidade na lota que, além da pesagem, faz ainda um controlo de todas as características acordadas entre o comprador e o vendedor”.

No mesmo portal também se refere que com a Lota Digital “o comprador poderá adquirir o pescado da sua preferência ao criar uma lista de compras que será utilizada pela plataforma para, de forma inteligente e automática, encontrar as melhores opções disponíveis no mercado”.

“Com a Lota Digital, o pescado capturado é vendido ainda no mar”, antecipando-se “a primeira venda para levar até ao comprador final o pescado mais fresco e a preços mais competitivos”, garantindo maior valorização do pescado, rastreabilidade digital de confiança, controlo rigoroso da pesagem e uma logística e um transporte à medida das necessidades, refere-se no portal.O prémio não foi financeiro mas será importante para a BitCliq.

Segundo apurámos, a empresa terá formação com parceiros dos promotores do evento, parte da qual será destinada a conhecer a melhor forma de operar no mercado das novas tecnologias dos Estados Unidos, designadamente, junto das empresas de Sillicon Valley.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill