A BIMCO, uma das maiores associações internacionais de transporte marítimo, apelou à Organização Marítima Internacional (IMO, sigla em inglês) para acelerar a revisão das orientações para aprovação dos sistemas de tratamento de águas de lastro.
Tal como a International Chamber of Shipping (ICS), a BIMCO teme pela inutilidade dos pesados investimentos que os armadores terão que fazer em sistemas de tratamento de águas de lastro para se adaptarem à convenção internacional sobre a matéria, que entrará em vigor em 8 de Setembro do próximo ano.
“A BIMCO está profundamente preocupada com a perspectiva dos nossos membros terem que instalar sistemas que mais tarde possam não ser aprovados para utilização em águas dos Estados Unidos”, refere a associação em comunicado.
De facto, as autoridades norte-americanas ainda não aprovaram qualquer tipo de sistema de águas de lastro adequado aos requisitos da sua legislação e nada garante que aprovem os sistemas entretanto instalados pelos armadores para darem cumprimento à convenção internacional.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística