O Governo australiano, empresas e investigadores vão criar uma plataforma offshore inédita a nível mundial para apoiar um projecto de exploração combinada de energia eólica e aquicultura em pleno mar

O Governo australiano vai contribuir com 62 milhões de euros para um projecto de investigação em economia do mar que combina, essencialmente, a energia eólica offshore e a aquicultura, referem vários meios de comunicação internacionais. O projecto contempla ainda um investimento de 230 milhões de euros por parte da indústria, referem os mesmos meios.

Conforme refere no seu portal, para efeitos deste projecto, a Universidade da Tasmânia, através do Australian Maritime College, em Launceston, vai coordenar o maior dos centros de investigação do Cooperative Research Centre (CRC), um programa de apoio à pesquisa na Austrália, que combina a indústria, a sociedade em geral e a comunidade científica.

O projecto é a 10 anos e visa a criação de uma plataforma marítima que servirá de base a uma investigação agregadora de soluções de energia eólica offshore e de propostas de aquicultura, capazes de testar eventuais sinergias e benefícios resultantes desta combinação. Paralelamente, neste contexto, serão testados equipamentos de apoio às operações necessárias, como veículos autónomos, ou seja, operados por via remota. Segundo é referido, estarão envolvidos 45 parceiros australianos e não só, entre instituições de investigação, entidades governamentais e empresas, 50 doutorandos e 50 investigadores Pós-doutorados.

A plataforma será a primeira do mundo neste contexto de combinação de energia eólica offshore e aquicultura e constituirá um “laboratório vivo” onde se integrarão verticalmente as duas actividades com outras actividades de engenharia, numa prova de conceito inédita, considerou Irene Penesis, investigadora do programa CRC.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill