Governo australiano subscreve posição norte-americana
Recife de Fiery Cross

A Austrália manifestou apoio aos Estados Unidos na questão da alegada penetração da zona das 12 milhas do Recife de Fiery Cross, no Mar da China Meridional, pelo destroyer USS William P. Lawrence, e que a China considerou uma ameaça à paz na região.

A operação foi levada a cabo pela marinha norte-americana com o propósito de desafiar as pretensões territoriais da China, Taiwan e Vietname no Mar da China Meridional, que os Estados Unidos consideram susceptíveis de colocar em risco a liberdade de navegação naquela área.

De acordo com declarações à Australian Broadcasting Corporation Radio, citadas pelo World Maritime News, a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Julie Bishop, considerou que “todos os Estados têm o direito livre navegação e livre sobrevoo no Mar da China Meridional, ao abrigo da lei internacional”. A governante terá ainda considerado que “os Estados Unidos estavam apenas a exercer o direito, que exercem de tempos a tempos, no que era uma operação de rotina”.

Já o Primeiro-Ministro australiano, Malcolm Turnbull, terá afirmado a jornalistas que tinha reiterado o seu apoio aos Estados Unidos durante um telefonema mantido com o presidente Barack Obama.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill