Programa de Observação para as Pescas dos Açores irá também abranger os atuneiros madeirenses
FEAMP

O Diretor Regional das Pescas dos Açores, Luís Costa, revelou no dia 29 de Janeiro que na próxima safra do atum «as embarcações madeirenses que pescarem no mar dos Açores vão aderir ao Programa de Observação para as Pescas nos Açores (POPA)».

«A Madeira mostrou abertura para apoiar o embarque de observadores em atuneiros madeirenses», disse Luís Costa que se reuniu com o Diretor Regional das Pescas da Madeira, José Teixeira de Ornelas, onde foram ainda debatidos «assuntos de interesse para as pescarias das duas Regiões Autónomas, nomeadamente a constituição do conselho consultivo regional das regiões ultraperiféricas e a gestão das pescarias do atum nos Açores e Madeira».

O Programa de Observação para as Pescas nos Açores (POPA) garante uma certificação mais sustentável à pescaria do atum e uma garantia de qualidade para os pescadores açorianos que querem exportar os produtos para os países como os Estados Unidos. O Programa, que é financiado pelo Governo dos Açores, foi instituído como ferramenta para a gestão e monitorização das pescarias nos Açores desde 1999 e tem fornecido informação para os vários agentes dos setores das pescas: pescadores, investigadores e indústria.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill