O atentado no Museu do Bardo, em Tunes, que vitimou 23 pessoas, entre as quais 19 turistas, 2 elementos das forças de segurança tunisinas e os dois atacantes, levou já a MSC Cruzeiros e a Costa Cruzeiros a anunciarem o cancelamento de todas as escaladas programadas até ao final da Temporada de verão de 2015.
Como se sabe, no momento do atentado, encontrando-se em escala em Tunes os navios MSC Splendida e o Costa Fascinosa, muitos dos seus passageiros estavam de visita ao museu, vindo a ser mortos junto ao Museu.
Num comunicado entretanto emitido em que dá conta da suspensão das escalas em Tunes, a MSC Cruzeiros refere a morte de 12 passageiros, entre os quias, 2 Colombianos, 3 Franceses, 3 Japoneses, 2 Espanhóis, 1 Britânico e um Belga, encontrando-se outros treze feridos, dois dos quais em estado grave.
No caso do Costa Fascinosa, partiu já de Tunes mas sem treze dos seus passageiros que se encontram desaparecidos, permanecendo todavia doze tripulantes do navio em terra para tentarem encontra-los.
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África
- O salto marítimo de uma nova geração política