A ASM Energia, um importante produtor nacional de torres eólicas e o único que produz para utilização offshore, investiu 5 milhões de euros numa nova linha de produção. A nova unidade será inaugurada no final deste mês e permitirá aumentar a produção em 40%, fomentando “a competitividade no sector das renováveis” e consolidando a posição da ASM Energia no mercado nacional, onde se assume como o maior produtor, e europeu, onde é um dos 10 principais fabricantes, admite Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries, detentora da empresa.
O investimento “inclui a construção de um novo pavilhão e aquisição de maquinaria avançada – inclusivamente uma máquina que permite dobrar aço com 100 mm de espessura, capacidade necessária para as torres de nova geração” e dota a empresa “de capacidade para fabricar secções de torres eólicas metálicas, com maior comprimento, espessura e diâmetro”, refere a ASM Energia. A medida contempla igualmente a criação de 30 novos postos de trabalho, necessários para assegurar o crescimento da produção e da empresa.
Na opinião de Adelino da Costa Matos, “a área das energias renováveis continua a ser um sector em crescimento e a evolução contínua da tecnologia possibilita a rentabilização e melhoria de performance dos parques eólicos, quer onshore, quer offshore”. O mesmo responsável manifesta intenção de “contribuir para a inovação da energia eólica no nosso país” e de manter a capacidade exportadora da empresa “na ordem dos 95%, para a Europa e Américas, onde se encontram os nossos actuais e potenciais clientes, nomeadamente na aplicação offshore das torres eólicas”.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios