Segundo a Asia Cruise Cooperation, o sector revelou um aumento de 33%, o que tem levado ao desenvolvimento de infra-estruturas para acompanhar tal progresso.
Asia Cruise Cooperation

De acordo com a organização de apoio ao turismo de cruzeiros Asia Cruise Cooperation (ACC), face ao crescimento desta actividade na Ásia – tendo o número de passageiros registado um aumento de 33% (de 775 mil, em 2012, para 4,26 milhões em 2018) – estão a ser construídas novas infra-estruturas para acompanhar este desenvolvimento.

Vários são os exemplos. A nova ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, também conhecida como a travessia marítima mais longa do mundo, reduziu significativamente o tempo de viagem entre Hong Kong e Zhuhai, proporcionando aos turistas um acesso conveniente de e para o continente chinês.

A Coreia do Sul, conhecida pelas suas paisagens, cultura tradicional e portos de escala exclusivos, como Busan, Jeju, Incheon, Yeosu e Sokcho, inaugura em Abril, no porto de Incheon, um terminal internacional de passageiros com capacidade para acomodar navios de cruzeiro de 220 mil toneladas.

O desenvolvimento e a expansão dos portos continuam no norte das Filipinas, com o desenvolvimento dos portos Salomague e Currimao para navios de cruzeiro, e o Subic Port cada vez mais popular como porto de escala no país. O Solaire Cruise Center, primeiro terminal dedicado a cruzeiros em Manila, deverá estar concluído em 2021.

Em Taiwan, novas instalações alfandegárias e infra-estruturas aprimoradas no porto de Keelung e um moderno terminal portuário em Kaohsiung que pode acomodar navios de 225 mil toneladas serão concluídos até 2020. Além disso, aumentou o número de voos internacionais para Taipé e Kaohsiung.

Xiamen, localizada na costa sudeste da China e reconhecida como o Jardim do Mar, é outra cidade portuária internacional cénica com património da UNESCO, que nos últimos anos tem acelerado o seu desenvolvimento de infra-estrutura de cruzeiros. Desde este ano, tem à disposição um terminal que poderá acomodar navios de cruzeiro de 220 mil toneladas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill