Ashton Carter, Secretário de Estado Norte-Americano da Defesa, embarcou Sexta-feira passada a bordo do Porta-Aviões John C. Stennis que se encontra em missão de patrulhamento no Mar da China.

Num gesto simbólico de afirmação de liberdade dos mares e, em particular, de liberdade de passagem inofensiva, Ashton Carter, Secretário de Estado Norte-Americano da Defesa, embarcou  durante algumas horas Sexta-feira passada a bordo do Porta-Aviões John C. Stennis que se encontra em missão de patrulhamento de uma área crítica como é o Mar da China.

Uma área crítica, como se sabe, porquanto a China a reivindica, na sua quase totalidade, como área sob sua jurisdição, no que é firmemente contestada por todos os outros estados da região, como o Bruneï, as Filipinas, a Formosa, a Malásia e o Vietname.

Cmo se sabe, e tem sido noticiado no Jornal da Economia do Mar, a China tem vindo mesmo a construir e instalar múltiplas infra-estruturas, desde pistas de aterragem a sistemas de radar e de defesa em algumas das ilhas e mesmo em recifes artificiais na área, o que não tem contribuído para o apaziguamento da contestação na zona.

No entanto, alguns navios da Armada dos Estados-Unidos têm feito igualmente questão de atravessar águas próximas das mesmas áreas, numa afirmação de liberdade de navegação inofensiva, o que não tem também deixado de enfurecer Pequim que, perante a mais recente aproximação militar entre Washington e Manila, já fala mesmo em regresso à «mentalidade e atitude a reflectir os idos da guerra-fria».

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill