A decisão favorável do Tribunal Arbitral de Haia em relação às reclamações Filipinas sobre o Mar do Sul da China que Pequim não aceita, começam a gerar alguma incerteza na região, inclusive no sector do transporte marítimo.
Brexit

A decisão do Tribunal Arbitral de Haia relativamente às reclamações apresentadas pelas Filipinas no que respeita às pretensões chinesas sobre o Mar do Sul da China, veementemente rejeitada por Pequim, começa a gerar alguma apreensão no sector dos transportes marítimos.

Em síntese, o que analistas e armadores temem é que uma escalada e tensão na região onde transitam anualmente 5 triliões de dólares de mercadorias por ano, 1,2 dos quais apenas em rotas com ligação aos Estados Unidos, possa conduzir a disrupção na navegação e, consequentemente, inclusive a problemas de abastecimento, como sucede com o gás natural, uma vez ser exactamente por onde transitam um terço de todo esse abastecimento com destino, especialmente, ao Japão e à Coreia do Sul, sobretudo se houver, por alguma razão, limitações impostas à liberdade de navegação.

Um tema, aliás, que a Austrália já suscitou, afirmando ir manter determinadamente o exercício de liberdade de navegação e voo, de acordo com a lei internacional, bem como o mesmo em relação a terceiros, não deixando de exortar igualmente todas as nações da região a resolverem as respectivas disputas territoriais de forma pacífica.

Declarações consideradas «chocantes» por Pequim, tendo mesmo o respectivo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang, adiantando esperar que a Austrália não assuma qualquer que possa colocar em causa a paz e a estabilidade na região, reafirmando também o respeito da China pela liberdade de navegação e voo de acordo com a lei internacional.

Todavia, independentemente da possibilidade de se chegar a situações tão extremas que poderiam inclusive levar a alterações de rota altamente dispendiosas, o que os armadores também temem é que, pela tensão existente, aumentando, possa haver uma imediata tendência das Companhias de Seguro para um aumento do valor dos respectivos prémios, o que não deixaria de se repercutir e ter implicações negativas no comércio, agravando a crise que se vive já no sector.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill