56 heats, três categorias e quase dez horas de surf de alta competição caracterizaram o início dos campeonatos da WSL (World Surf League) – QS (campeonato mundial de qualificação) masculino, com estatuto de 3000 pontos, o QS feminino, com estatuto de 1000 pontos, e o JQS (evento júnior europeu) masculino, na Segunda-feira, no Caparica Surf Fest, que decorre na praia Paraíso, na Costa da Caparica.
Nesta Terça-feira as surfistas portuguesas estiverem em destaque: Carol Henrique foi autora da melhor pontuação total do dia, com 13,40 pontos (em 20 possíveis), Teresa Bonvalot ganhou o seu heat, assim como Camila Kemp e Mafalda Lopes.
No QS masculino, Miguel Blanco venceu o heat com 12,94 pontos, Francisco Almeida, Pedro Coelho, Tomás Fernandes, Nic Von Rupp e Francisco Alves foram eliminados.
Na categoria júnior – Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Afonso Antunes qualificam-se para a quarta fase, sendo que se destaca Afonso Antunes por ter sido o melhor surfista no último heat do dia, com 17,6 pontos.
Um dia marcado por vento e chuva e algumas ondas, que aumentaram à tarde, durante a qual na participação portuguesa se destacaram Pedro Coelho e Nic Von Rupp, no QS masculino, ambos qualificados para a terceira ronda, e Concha Balsemão, no QS feminino, apurada para a segunda ronda do QS, tal como Rodrigo Chaves, no QS masculino.
Por competir estão ainda Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot e Camilla Kemp, para além de Ethan Ewing, Aritz Aranburu, Pauline Ado e Nadia Erostarbe.

- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019