Novo CEMA não entende declarações de antecessor como críticas

No passado Sábado, 10 de Dezembro, o almirante António Silva Ribeiro foi investido como Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) e da Autoridade Marítima Nacional, em cerimónia presidida pelo Presidente da República.

António Silva Ribeiro, que até aqui ocupava o cargo de Director-Geral da Autoridade Marítima Nacional e Comandante Geral da Polícia Marítima, sucede ao Almirante Macieira Fragoso.

Antes da tomada de posse, o Presidente da República condecorou Macieira Fragoso com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. O militar que agora deixa funções agradeceu a condecoração e afirmou retirar-se com a consciência do dever cumprido.

Durante a última semana, porém, Macieira Fragoso mostrou alguma insatisfação por não ter tomado conhecimento de quem lhe ia suceder com a devida antecedência e considerou que tal antecipação permitiria fazer a transição com mais tranquilidade e serenidade, evitando especulações.

Por seu lado, António Silva Ribeiro, logo após a cerimónia, declarou à comunicação social que não entendia as considerações do antecessor como críticas. No entanto, afirmou que a situação da esquadra portuguesa, que “carece de níveis de manutenção”, suscita “a reflexão séria de quem tem o comando da Marinha”.

Segundo afirmou, o novo CEMA procurará cumprir a sua missão com os “orçamentos que o país disponibiliza”, próprios de uma situação económica difícil, tal como procurou fazer enquanto Director-Geral da Autoridade Marítima Nacional.

 

O novo CEMA

 

António Silva Ribeiro tem 59 anos e, além das funções que agora deixa, desempenhou os cargos de Superintendente do Material, Director-Geral do Instituto Hidrográfico, Sub-chefe do Estado-Maior da Armada, Secretário do Conselho do Almirantado e Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento, entre muitas outras funções.

No mar, como oficial superior, foi Comandante do NRP Almeida Carvalho e do NRP Andrómeda. Como oficial subalterno desempenhou o cargo de Chefe de Serviço de Navegação do NRP João Belo. Foi ainda Imediato do NRP Save e Adjunto do Chefe do Serviço de Navegação do NRP São Gabriel.

Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de Guarda Marinha em Outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia. Possui o Doutoramento em Ciência Política e o Mestrado em Estratégia e ainda o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.

A par da carreira militar, tem uma carreira académica, sendo professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e professor militar da Escola Naval. E já foi professor coordenador do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.

Tendo como principal tema de investigação o planeamento estratégico, é especializado em Estratégia, Ciência Politica e História, e tem 16 livros publicados. Tem ainda mais de 300 artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

A sua folha de serviços inclui diversos louvores e condecorações, com destaque para a Grande Oficial da Ordem de Avis, 6 Medalhas de Serviços Distintos (grau Prata), Medalha de Mérito Militar (1ª e 2ª classe), Medalha de Cruz Naval (2ª e 3ª classe), Medalha Naval de Vasco da Gama e Medalha de Comportamento Exemplar (graus Ouro e Prata). Recebeu ainda vários prémios de carácter cultural.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill