O apoio à investigação e a parceria com as empresas são consideradas essenciais pelo líder do Partido Socialista

Se o PS for Governo, afirma, vai criar um ministério com «um responsável político em exclusivo»dedicado só a essa área e a trabalhar com outros ministérios, «porque o mar começa na defesa nacional, passa pela pesca, pelo aproveitamento energético, pelo turismo, por isso tem que ser transversal a todo o Governo».

Durante a visita à empresa Aqualvor, em Odiáxere, Lagos,  António Costa declarou que a actividade é «um dos casos em que é óbvia a vantagem de uma parceria entre aquilo que deve ser o investimento público, o desenvolvimento da ciência, da ciência pura e a ciência aplicada, e o investimento privado».

O líder do PS afirma que a Aqualvor não seria possível sem o investimento do Estado na investigação, e afirma que esse investimento deve ser «acrescentado». Um exemplo dado foi na indústria do pescado, referindo que há falta de maternidades de peixe no país e vê no investimento público desta área uma forma de reduzir importações.

António Costa fez uma visita de quatro dias ao Algarve, dedicada à economia azul. Também foi ao CCMar, na Universidade do Algarve, que disse ser «dos vários exemplos do país onde se faz investigação» em áreas como a aquacultura, nas quais, na sua opinião, se deve «continuar a desenvolver e a investir».

Para o líder do PS, a economia do mar é «uma grande oportunidade» para Portugal para crescimento e criação de emprego, algo que também disse aos jornalistas, desta vez na visita às empresas de Olhão.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill