A Autoridade Marítima Nacional (AMN) lança hoje diversos projectos no sul do país, numa sucessão de eventos que contarão com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrelo, e do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante António Silva Ribeiro.
De manhã, é apresentado e inaugurado o Gabinete de Apoio ao Utente da Autoridade Marítima Local de Mértola, que “passará a disponibilizar (periodicamente) os serviços” que até agora só estavam disponíveis em Vila Real de Santo António, refere a AMN. Este projecto surge na sequência de “desafios lançados pela Direção-geral da Autoridade Marítima (DGAM)”, e de contactos entre a Capitania do Porto de Vila Real de Santo António e a Autarquia de Mértola.
Ainda de manhã, é assinado um protocolo entre a Docapesca e a DGAM, em Olhão, para cedência dos antigos pavilhões do IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos), que irão “acomodar a futura Estação Salva-vidas de Olhão, criando as condições ideais para o bem-estar das guarnições e aumentando ao mesmo tempo a eficácia e prontidão das equipas desta estação”, esclarece a AMN.
De acordo com a AMN, o projecto dá “continuidade à reestruturação do dispositivo de busca e salvamento no Algarve, cujo lançamento ocorreu em Faro no dia 1 de Julho”, onde está prevista a fusão das Estações Salva-Vidas da Fuseta e de Santa Maria.
À tarde, a Câmara Municipal de Lagoa inaugura um monumento de homenagem às tripulações Salva-vidas de Ferragudo, junto à Estação Salva-vidas de Ferragudo, como forma de reconhecimento aos tripulantes da estação. Durante a cerimónia, “será entregue uma medalha a um dos tripulantes do ISN, na própria Estação” refere a AMN.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio