Dois novos produtos alimentares à base de cavala foram apresentados na semana passada durante a 21ª edição do SISAB Portugal – Salão Internacional do Sector Agro-alimentar e Bebidas: hambúrguer de cavala e almôndegas de cavala.
A almôndega de cavala, que vai ser lançada no mercado em sacos de 1 Kg, foi mesmo alvo de um teste de mercado durante o evento, no espaço Mar XXI.pt, e gerou fortes expectativas por parte de quem a provou, segundo conta quem lá esteve. Em três variedades, este produto é rico em Ómega 3 e junta somente pescado, vegetais e especiarias, sem aditivos.
Este produto foi desenvolvido pela chef Patrícia Borges, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, sob proposta da empresa Receituarium Lda., que o produz e vai comercializar. Segundo apurámos, a almôndega de cavala estará à venda no circuito da grande distribuição e destina-se ao consumidor médio e às cantinas escolares e de empresas.
A par do seu valor nutricional, este produto é considerado ambientalmente sustentável e contribui para escoar a captura de cavala.
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?