O surfista português está entre os cinco nomes finalistas ao prémio de queda do ano (‘wipeout’), registado em Jaws, no Havai.
World Surf League – Big Wave Tour

A 19ª edição da competição anual da WSL BWA (World Surf League – Big Wave Tour) chegou ao fim no passado dia 20 de Março de 2019. Os atletas nomeados já se encontram discriminados no site e entre os cinco nomes finalistas ao prémio de queda do ano (‘wipeout’) está o surfista português Alex Botelho, registado em Jaws, no Havai, em 26 de Novembro de 2018, numa categoria que inclui ainda o australiano Russell Bierke, na Nazaré, em Janeiro deste ano.

Para as oito categorias: Ride of the Year, A maior onda XXL feminina, a maior onda XXL masculina, a maior paddel feminina (a surfista que melhor remou e apanhou uma boa onda), o maior paddle masculina, o Wipeout do ano, o melhor desempenho geral masculino do ano e o melhor desempenho geral feminino do ano da Hydro Flask, contarão, como habitualmente, evidências fotográficas e vídeos. Na sua maioria, ocorreram no famoso canhão da Nazaré, em Portugal, Pe’ahi (vulgo “Jaws”) em Maui, Havai, Estados Unidos e em Mavericks, na Califórnia, também nos Estados Unidos.

O espanhol Naxto Gonzalez é candidato à melhor onda surfada, por uma prestação registada em Novembro do ano passado na Nazaré, que também foi palco para o britânico Tom Butler e o alemão Sebastian Steudtner, na lista da onda XXL masculina.

No feminino, a francesa Justine Dupont tem duas ondas ‘nazarenas’ a concurso, competindo com a brasileira Nicole Pacelli, sendo que a praia lusa surge também na categoria de maior onda após remada, pelo brasileiro Pedro Calado.

Resta revelar alguns prémios para prestação geral no masculino e feminino, elevando para oito as categorias, sendo que para a entrega dos galardões está marcada uma cerimónia na Califórnia, no dia 2 de Maio.

Os prémios vão desde os cerca de 57 mil euros, para um primeiro lugar, a cerca de 3,5 mil euros. Sendo que também o fotógrafo será recompensado com valores na ordem dos 3 mil euros, consoante a posição em que fique.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill