No princípio deste mês, a Agência Marítima e Hidrográfica Federal (BSH, na sigla em inglês) alemã lançou a segunda série de investigações preliminares sobre locais eventuais para o desenvolvimento de projectos eólicos offshore, refere o Safety4Sea. Segundo a publicação, estão a ser ponderadas três áreas na Zona Económica Exclusiva (ZEE) alemã do Mar do Norte para a instalação de turbinas eólicas que irão funcionar a partir de 2027 e 2028.
Refere a publicação que nos próximos anos, a agência vai continuar a realizar e encomendar estudos com incidência no efeito do ambiente marinho e do subsolo no vento, nas ondas e noutros parâmetros oceanográficos. O objectivo da BSH é avaliar se as áreas estudadas são adequadas para receber quintas eólicas offshore.
Até Março deste ano, as autoridades, associações, empresas e público e geral são convidados a comentar as investigações previstas. Um ano depois, o conceito das investigações será apresentado e discutido numa audiência. Depois disso, a BSH passará a nova informação sobre as áreas a outra agência federal, que determinará quem instalará as turbinas. No entanto, os resultados preliminares das investigações serão disponibilizados antecipadamente a potenciais licitadores.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios