Um documento que procura responder aos desafios colocados por um acentuado crescimento na transacção de mercadorias, uma concorrência cada vez mais apertada e preocupações de protecção do ambiente e de segurança cada vez mais exigentes.

O Plano Estratégico Portuário Alemão para os próximos 10 anos, foi aprovado já pelo Governo Federal, tendo como principais objectivos aumentar a competitividade dos portos germânicos, eliminar os pontos de estrangulamento em terra e nas ligações marítimas aos portos de mar e interiores com significado internacional.

Entre as 155 principais medidas apresentadas no documento, destacam-se a expansão das infra-estruturas portuárias de acordo com as necessidades manifestadas, o incremento da competitividade dos portos, a protecção do ambiente e a atenção às alterações climáticas, a formação de novos quadros altamente qualificados e uma especial atenção às questões de segurança e à prevenção de riscos.

Um comunicado que pode ser lido também no Site do Porto de Hamburgo:

https://www.hafen-hamburg.de/en/news/new-strategy-for-germany-s-ports-federal-cabinet-endorses-ninth-national-port-concept—34468

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill