Espécies com maior potencial já foram identificadas
aquacultura

 

 

Na passada sexta-feira Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, aquando da visita ao complexo ‘offshore’ do Campanário, na Ribeira Brava – por ocasião da sua visita à Madeira – revelou o seu optimismo em relação ao desenvolvimento de projectos com espécies com “maior potencial para a aquacultura nos Açores”.

O Secretário Regional reveliu que já foram identificadas várias espécies com maior potencial para a aquacultura nos Açores. A informação foi apoiada pelo exemplo madeirense – o complexo ‘offshore’ do Campanário, na Ribeira Brava, é constituído por seis jaulas destinadas à aquacultura do lírio.

“Estas jaulas conseguem suportar ondas até 15 metros”, salientou o Secretário Regional, considerando ser “muito interessante” para os cientistas e empresários poderem ver como, num sítio onde se regista mau tempo comparável ao que existe nos Açores, é “possível produzir espécies como o lírio”.

Algo que Fausto Brito e Abreu acredita que pode ser replicado nos Açores. “Nos Açores há zonas com potencial para instalar jaulas ‘offshore’ semelhantes.” Por outro lado, “há condições para, em terra, juntamente com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, fazer o desenvolvimento de larvas de espécies com mais valor comercial, que podem ser criadas com viabilidade económica e que têm grande procura no mercado internacional”.

 

 

 

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill