Eficiência energética e aumento da capacidade produtiva em transformação de produtos do mar e aquicultura no quadro do MAR 2020
MAR 2020

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou na passada terça-feira, durante uma visita à fábrica de conservas Poveira, que estão disponíveis 27 milhões de euros para “projectos de eficiência energética e reforço da capacidade produtiva”. Se forem bem aproveitados, poderão “consolidar a posição de Portugal como exportador de referência destes produtos”, notou a ministra.

Ana Paula Vitorino referia-se ao valor disponível na 1ª fase do regime de apoio no domínio da transformação dos produtos do mar e da aquicultura do MAR 2020, cujo montante total é de 61 milhões de euros. As candidaturas estão abertas até 23 de Setembro.

Na ocasião, Ana Paula Vitorino também anunciou que, em Outubro, será feita uma dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim, para a qual já existe disponibilidade financeira. Segundo a Lusa, a intervenção visa travar a progressão do assoreamento na barra local, até serem aplicadas medidas de médio e longo prazo para resolução definitiva do problema.

Citada pela agência, a ministra terá admitido a existência de um grupo de trabalho “que vai preparar uma solução médio e longo prazo, mas isso pode ser um trabalho que demore algum tempo, e temos de resolver os problemas imediatos”. Uma solução apenas válida para a Póvoa de Varzim, sem prejuízo de intervenções semelhantes noutros portos nacionais.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill