A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou na passada terça-feira, durante uma visita à fábrica de conservas Poveira, que estão disponíveis 27 milhões de euros para “projectos de eficiência energética e reforço da capacidade produtiva”. Se forem bem aproveitados, poderão “consolidar a posição de Portugal como exportador de referência destes produtos”, notou a ministra.
Ana Paula Vitorino referia-se ao valor disponível na 1ª fase do regime de apoio no domínio da transformação dos produtos do mar e da aquicultura do MAR 2020, cujo montante total é de 61 milhões de euros. As candidaturas estão abertas até 23 de Setembro.
Na ocasião, Ana Paula Vitorino também anunciou que, em Outubro, será feita uma dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim, para a qual já existe disponibilidade financeira. Segundo a Lusa, a intervenção visa travar a progressão do assoreamento na barra local, até serem aplicadas medidas de médio e longo prazo para resolução definitiva do problema.
Citada pela agência, a ministra terá admitido a existência de um grupo de trabalho “que vai preparar uma solução médio e longo prazo, mas isso pode ser um trabalho que demore algum tempo, e temos de resolver os problemas imediatos”. Uma solução apenas válida para a Póvoa de Varzim, sem prejuízo de intervenções semelhantes noutros portos nacionais.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África