Karmenu Vella

O Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, ficou satisfeito com os resultados da 40ª sessão anual da Comissão Geral para as Pescas para o Mediterrâneo (CGPM), que “inaugura uma nova era de acção para apoiar a recuperação de stocks e a prosperidade das comunidades piscatórias”. De acordo com a Comissão Europeia (CE), foram aprovadas diversas medidas para reverter um declínio preocupante de stocks no Mediterrâneo.

Entre outras coisas, ficou decidido elaborar um plano anual para a pescada e o camarão rosa de águas profundas no Estreito da Sicília (incluindo a criação de um grupo de trabalho para inspeccionar esta zona), promover iniciativas de gestão para o rodovalho no Mar Negro, acções de emergência para os pequenos pelágicos (anchovas e sardinhas), melhoramentos na informação, iniciativas sobre a pesquisa científica dos corais vermelhos e alinhar as medidas do CGPM com medidas da FAO.

O CGPM também reconheceu a importância da pesca de pequena escala, que constitui a maior parte da frota pesqueira do Mediterrâneo, aprovou os princípios de uma estratégia de sustentabilidade para as pescas no Mar Negro e Mediterrâneo (estabelecendo áreas de trabalho para os anos de 2017 a 2020) e decidiu criar um grupo de trabalho para a pesca sustentável de pequena escala e pesca recreativa e outro, de carácter científico, para os ecossistemas marinhos vulneráveis.

Está também em preparação, pela CE, uma declaração ministerial sobre pesca sustentável no Mediterrâneo para ser adoptada por todos os países mediterrânicos em Março do próximo ano, dando outro ímpeto à pesca sustentável.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill