A China está a desenvolver todos os esforços para desenhar e construir uma plataforma submersível que visa explorar o Mar do Sul da China.

A China está a desenvolver todos os esforços para desenhar e construir uma plataforma submersível que visa explorar o Mar do Sul da China. Esta oceânica “space station” que permitirá manter uma tripulação durante um mês a uma profundidade de três mil metros de profundidade é um dos projectos prioritários do presidente Xi Jinping. Há um mês revelou que “The deep sea contains treasures that remain undiscovered and undeveloped, and in order to obtain these treasures we have to control key technologies in getting into the deep sea, discovering the deep sea, and developing the deep sea”. Até agora poucos detalhes foram revelados, inclusive o local. Se o apetite por matérias primas é crucial para a aceleração do projecto, os propósitos militares também são de extrema importância. A ideia de construir uma plataforma móvel com uma rede de sensores possibilitando detectar submarinos russos e americanos é para o governo de extrema importância. Na actualidade a China reclama mais de 80% do Mar do Sul da China sob sua jurisdição e construiu já ilhas artificiais com dispositivos e equipamentos que têm inflamado as tensões com os vizinhos, incluindo o Vietname e Filipinas. Sendo um local estratégico, por onde passam as maiores rotas comerciais do mundo, a tensão tem sido elevada na zona.

A China pretende ser uma superpotência tecnológica em 2030, como revelou o governo na apresentação do projecto. Para Xi Jinping ultrapassar a distância que separa o país dos EUA, Japão França e Rússia, no que respeita à tecnologia que permite a exploração dos fundos marítimos, é uma estratégia primordial para o Governo de Pequim.

 

Ilustração: U.S. Energy Information Administration

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill