Patrocinadores apoiarão eventos com valor semelhante
Clube Naval de Cascais

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) vai apoiar os quatro grandes eventos de vela a organizar pelo Clube Naval de Cascais (CNC) durante este ano com 500 mil euros, admitiu ontem o vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto Luz. Os patrocinadores privados apoiarão os eventos com um valor semelhante.

O autarca falava numa sessão de apresentação de quatro provas de vela – Cascais Vela 2016 (26 a 28 de Agosto), Cascais SB20 World Championship (29 de Agosto a 4 de Setembro), RC44 Cascais Cup (20 a 25 de Setembro) e Cascais 52 Superseries Cup (11 a 15 de Outubro) – feita por Gonçalo Esteves, presidente do CNC.

Conforme foi referido na sessão, o impacto dos eventos na economia local, em especial no turismo, poderá situar-se entre os 4 e os 5 milhões de euros (valor correspondente ao impacto da vela na economia de Cascais em 2015). E para isso contribuirão os 22 dias de eventos, com 202 embarcações, 1.070 velejadores e 2.250 acompanhantes de 15 países, mais cerca de 9.850 visitantes, e as 13.400 dormidas associadas.

De acordo com o CNC, este ano, o Cascais Vela terá “um acréscimo de importância na classe SB20, visto que o campeonato mundial desta classe irá ter início imediatamente a seguir ao final do Cascais Vela, tornando-o assim o pré-evento do mundial”. A organização do Campeonato do Mundo de SB20 é, aliás, “um motivo de orgulho para o CNC, para o concelho de Cascais e para o país” e trará ao concelho os melhores praticantes mundiais desta classe.

Miguel Pinto Luz aproveitou a ocasião para recordar o impacto que o turismo teve no concelho em 2015: 100 milhões de euros de impacto directo e o triplo em impacto indirecto. Nesse ano, o concelho registou 1.261.636 dormidas (+1,3% do que no ano anterior), 466.605 hóspedes (+5,5%) e uma taxa de ocupação de 61% (+2%).

O mesmo responsável referiu igualmente que o conjunto de eventos de vela, surf, ténis, golfe e hipismo tem um impacto directo no destino de 16 milhões de euros e um retorno mediático estimado em 150 milhões de euros. Mas admitiu que “a vela foi percursora e é o navio almirante daquilo que estamos a fazer em todos os desportos de elite que se praticam em Cascais” em termos de promoção do destino Cascais.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill