O PSD vai requerer a presença da ministra do Mar nas comissões de Economia, Inovação e Obras Públicas e de Agricultura e Mar para que informe os deputados sobre as medidas previstas pelo Governo para assegurar os serviços mínimos e minimizar prejuízos económicos, na sequência da greve dos estivadores, designadamente, no porto de Lisboa, refere-se no site do PSD.
Citando o deputado Luís Leite Ramos, o site oficial do PSD refere que a presença de Ana Paula Vitorino servirá para “justificar o que tem sido feito, quais as medidas que o Governo entende tomar para garantir serviços mínimos e garantir que este abastecimento não é posto em causa e sobretudo para que as empresas e a economia portuguesa não sejam mais penalizadas”.
Além de ter apelado aos estivadores para que “terminem a greve a bem do país”, por entender que a mesma “em modo algum beneficia a economia portuguesa”, o deputado considerou excessivas as declarações de Ana Paula Vitorino em Janeiro, quando anunciou o fim das greves no porto de Lisboa.
“Passados estes meses verificamos que estas declarações eram excessivas e que as expectativas do Governo foram defraudadas e que uma nova onda de greves está a pôr em causa não só o funcionamento do porto de Lisboa – já afugentou uma série de operadores – mas está a pôr em causa o abastecimento aos Açores e à Madeira, nomeadamente os bens alimentares”, salientou Luís Leite Ramos.
Segundo apurou o nosso jornal, a ministra estará disponível para ir ao Parlamento assim que esteja agendada a sua deslocação. Fonte próxima da ministra, contudo, considera que tanto quanto é do conhecimento do Ministério do Mar, os serviços mínimos têm sido cumpridos e alguma informação adiantada pelo deputado carecerá de maior precisão.
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África
- O salto marítimo de uma nova geração política
- Augusto Mateus: a economia é simples de compreender
- A importância da Identidade Marítima e o Federalismo Europeu