Ministra do Mar disponível para apoiar actividades escolares náuticas
Desporto Escolar

A Direcção Geral de Educação (DGE) assinou ontem, em Lisboa, um conjunto de Protocolos com agrupamentos escolares, na qualidade de representantes dos Centros de Formação Desportiva (CDF), para entrega de embarcações e apoio às suas actividades.

Com os agrupamentos de À Beira Douro, Afonso de Albuquerque e Carcavelos foram subscritos Protocolos para cedência de três embarcações “Laser Bahia” (um para cada).

Já com os agrupamentos de Vila Verde, Maia, D. Maria II, Gafanha da Nazaré, Ílhavo, António Gedeão, Luísa Todi, Avis, Mortágua, Rio Arade e Escola Secundária Dr. Joaquim Carvalho (Figueira da Foz) foram formalizados Protocolos para o apoio às respectivas actividades.

Neste último caso, os termos do protocolo prevêem um apoio financeiro, com início em 1 de Setembro último e fim em 31 de Agosto deste ano. O prazo é renovável por igual período até ao limite de 4 anos, caso não seja denunciado pelas partes.

Na ocasião, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, numa breve intervenção, considerou que “é importante que exista uma democratização das actividades náuticas” e uma “democratização do mar, na perspectiva do desporto”. Manifestou igualmente disponibilidade para apoiar o desporto escolar, no que respeita à formação em actividades náuticas.

Já o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, igualmente presente, além de celebrar os três anos de existência da rede dos CFD, recordou que os mesmos existem para “democratizar o acesso dos alunos a modalidades às quais de outro modo não teriam acesso”.

Recorde-se que, conforme dados do Ministério da Educação, o Desporto Escolar conta, actualmente, com 40 Centros de Formação Desportiva, dos quais 31 destinados a actividades náuticas (remo, canoagem, surf, natação e vela), 4 ao atletismo, 3 ao golfe e 2 à natação.

 

Foto cedida por: Desporto Escolar

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill