O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presidiu à inauguração das obras desenvolvidas no âmbito da Intervenção Polis Litoral, no passado sábado, 16 de Abril.
De acordo com o Ministério do Ambiente (MA), três empreitadas deram “origem a seis espaços renovados que se enquadram numa lógica mais sustentável e que correspondem a um investimento de cerca de 6 milhões de euros”.
O MA refere igualmente que “mais de 4,7 milhões de euros, co-financiados em 70% pelo Programa Operacional Valorização do Território (POVT), foram investidos no reforço do cordão dunar entre a Costa Nova e Mira, numa extensão de 15 km, abrangendo os concelhos de Ílhavo, Vagos e Mira”.
Para proteger a zona costeira e lagunar, a Polis Litoral Ria de Aveiro inaugurou em Mira “uma empreitada no valor de cerca de 705 mil euros, co-financiada em 70% pelo POVT”, dirigida às margens do canal de Mira e Portas de Água, informou o MA.
O MA adiantou também que foram investidos cerca de 470 mil euros, co-financiados pelo Programa Operacional de Pescas (Promar) em 75%, “no reordenamento e valorização de três núcleos piscatórios lagunares”, com o propósito de valorizar a actividades tradicionais ligadas ao sector das pescas.
Em Ílhavo, no Cais da Gafanha d’Aquém, foram melhoradas as condições do cais e requalificadas as zonas envolventes.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra