O Governo Regional dos Açores, através do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, anunciou que a requalificação da Vila do Porto, Santa Maria. A obra, no valor de 380 mil euros, permite que “todas as lotas da região passem a estar dotadas de um sistema de venda electrónica”, refere Fausto Brito e Abreu.
“Fechámos assim um ciclo na informatização das nossas lotas, permitindo leilões mais rápidos e eficientes, um passo que pode ser determinante para a valorização dos produtos da pesca e para o aumento do rendimento da comunidade piscatória”, afirmou o Secretário Regional.
A obra inaugurada irá dotar a lota de uma área para a realização da primeira venda de pescado, assim como de uma área apropriada para a expedição do pescado, de uma área adequada para a permanência dos compradores e de zonas apropriadas para armazenamento e limpeza de caixas. Foi também aumentada a capacidade de armazenamento do pescado que aguarda venda, bem como a produção e capacidade de armazenamento de gelo no interior da lota, tendo sido criadas novas áreas, nomeadamente um novo arquivo administrativo, uma zona de secretaria da lota junto à bancada dos compradores, instalações sanitárias para acesso ao público e um alpendre exterior para selecção e escolha de pescado.
Segundo o departamento de comunicação do Governo Regional dos Açores, na “parte” dos equipamentos foi instalado um novo silo e o respectivo sistema de refrigeração, tendo sido ainda instalada uma nova câmara de conservação de produtos refrigerados (ambas com capacidade oito toneladas).
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?