rabo de peixe

Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, revelou, ontem, aquando de uma reunião com o presidente da Câmara da Ribeira Grande e com o presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, que “o projecto de obra de protecção costeira de Rabo de Peixe já está em desenvolvimento”, acrescentado que “a intervenção a realizar tem um valor estimado na ordem dos 3 milhões de euros”.

O Secretário Regional afirmou que os trabalhos de prospecção geológica na Rua de São Sebastião para completar os estudos anteriormente realizados estão em curso e que a obra irá abranger uma área de 350 metros de extensão. Será construído um quebra-mar para a protecção da base da falésia, conseguindo, desta forma, proteger toda a baía.

Estão ainda previstos trabalhos na vertente e na crista da arriba, nomeadamente a reconstrução de um descarregador de águas pluviais que colapsou.

O projecto em desenvolvimento compreende ainda a impermeabilização de alguns terrenos desocupados, no sentido de impedir a infiltração na crista da arriba e encaminhar as águas para o sistema de drenagem pluvial do arruamento, bem como a remoção cuidada de blocos instáveis e a protecção das camadas mais erodíveis do maciço com um sistema de pregagens e de betão projetado.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill