Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, revelou, ontem, aquando de uma reunião com o presidente da Câmara da Ribeira Grande e com o presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, que “o projecto de obra de protecção costeira de Rabo de Peixe já está em desenvolvimento”, acrescentado que “a intervenção a realizar tem um valor estimado na ordem dos 3 milhões de euros”.
O Secretário Regional afirmou que os trabalhos de prospecção geológica na Rua de São Sebastião para completar os estudos anteriormente realizados estão em curso e que a obra irá abranger uma área de 350 metros de extensão. Será construído um quebra-mar para a protecção da base da falésia, conseguindo, desta forma, proteger toda a baía.
Estão ainda previstos trabalhos na vertente e na crista da arriba, nomeadamente a reconstrução de um descarregador de águas pluviais que colapsou.
O projecto em desenvolvimento compreende ainda a impermeabilização de alguns terrenos desocupados, no sentido de impedir a infiltração na crista da arriba e encaminhar as águas para o sistema de drenagem pluvial do arruamento, bem como a remoção cuidada de blocos instáveis e a protecção das camadas mais erodíveis do maciço com um sistema de pregagens e de betão projetado.
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra
- Cientistas marinhos reivindicam atenção dos governos