A Escola Europea (EE), vocacionada para a formação em transporte marítimo, ferroviário e rodoviário, com incidência na intermodalidade, em parceria com a Federation of National Associations of Ship Brokers and Agents (FONASBA), está a lançar um novo programa de formação e intercâmbio, que deverá arrancar em Novembro deste ano, denominado SAILNET.
O novo programa contempla uma formação internacional de 5 dias em Barcelona, onde esta sedeada a EE, outra de 3 dias numa empresa em país à escolha do candidato e/ou da entidade/empresa que o envia (desde que seja um dos seis países aderentes ao programa), seguida de uma ocupação profissional de um a três meses numa empresa desse país. Nessa empresa, o formando irá desempenhar as mesmas funções que na sua empresa de origem, mas tomando contacto com as realidades do país seleccionado.
Fazem parte deste programa Portugal, Espanha, Itália, Tunísia, Marrocos e Argentina, ao qual se podem candidatar, até Setembro, profissionais até 40 anos de idade de agências de navegação, transitários ou de empresas do sector logístico ligado ao transporte marítimo. Embora a EE não tenha instalações próprias em todos os países, está neles representada por uma entidade local, que no caso português é a Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR). Se a experiência inicial for bem sucedida, a EE pretende realizar anualmente uma edição deste programa.
Segundo nos foi esclarecido por fonte da EE, o objectivo é promover uma formação em conjunto com o networking, pois ao enviarem um profissional seu para este programa, as empresas tenderão a escolher um destino com o qual pretendam fomentar o seu negócio. Uma vez instalado na empresa do país seleccionado, já na terceira fase do programa, esses profissionais adquirirão conhecimentos e contactos importantes e úteis para a expansão da sua empresa de origem.
De 6 a 9 de Maio, a EE promoverá igualmente um novo curso, denominado Temperature Controlled Supply Chains, em Barcelona, ministrado em Inglês e Espanhol, vocacionado para a transferência de competências relativamente ao controlo da temperatura durante as operações com bens ao longo das cadeias logísticas.
- Imperioso repensar a formação dos marítimos
- Escola Náutica: a Instituição de Ensino com menor financiamento do Governo
- Formação de marítimos em Portugal em acentuado declínio
- Marinha Portuguesa na 5ª Feira Internacional Trabalhar num Navio
- Ministra do Mar recebeu prémio de antigos alunos da ENIDH
- DGRM forma inspectores de pescas moçambicanos
- Centro Internacional Integrado de Formação e Ensino na Madeira
- Governo irlandês protege trabalhadores da indústria pesqueira