Os Estados Unidos têm planos para aumentar a energia gerada através de parques eólicos offshore, minimizando o impacto ambiental local.
Tauron

A Vineyard Wind, uma empresa de energia eólica offshore dos Estados Unidos, aveitou tomar medidas para proteger as baleias do Atlântico Norte ameaçadas, enquanto instala e opera as 84 turbinas no seu parque eólico offshore a 14 milhas da costa de Massachusetts.

Segundo avançam fontes internacionais, o acordo, realizado entre o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais, a National Wildlife Federation e a Conservation Law Foundation, fornecerá um modelo para futuros desenvolvimentos de energia eólica offshore. Sendo que a empresa Vineyard Wind comprometeu-se igualmente a investir 2,64 milhões de euros no desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras e na realização de pesquisas científicas para proteger os mamíferos marinhos.

Em concreto, a construção das turbinas será atenuada durante o Inverno e início da Primavera, quando as baleias-francas do Atlântico Norte se encontram na área, haverá monitorização para garantir que a construção não ocorre quando as baleias estão próximas do local e evitar-se-á o ruído de construção que perturba a capacidade das baleias para se comunicarem e encontrarem comida. Foram igualmente acordados limites de velocidade rigorosos para os veículos que atravessam a área.

Após quase 30 anos de progresso comercial na Europa, o desenvolvimento energético eólico offshore dos Estados Unidos está prestes a surgir. Enquanto apenas cinco turbinas eólicas offshore operam actualmente na costa norte-americana do Atlântico, os estados estão a mobilizar-se para trazer energia eólica offshore on-line. Pelo que o compromisso é desenvolver 15 GW (gigawatts) de energia eólica offshore, o suficiente para abastecer cinco milhões de residências.

Só a construção acima referida, que se prevê começar este ano, quando concluída, será capaz de gerar 800 MW (megawatts) de electricidade, energia suficiente para mais de 400.000 residências. Em Novembro, a Vineyard Wind anunciou que vai usar as turbinas de 9,5MW da MHI Vestas para o projecto, cada uma capaz de gerar energia suficiente para 8 mil casas. Como resultado, a Vineyard Wind é capaz de reduzir o número total de turbinas, de 106 para 84, diminuindo a pegada do projecto em mais de 20%.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill