Num estudo recente publicado na PNAS, investigadores tentam prever comportamentos climáticos extremos derivados da absorção de gases com efeito de estufa pelos oceanos.
Chistopher Sabine

As alterações climáticas estão a aquecer rapidamente os oceanos. Segundo um estudo recente publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), levado a cabo por cinco investigadores do Reino Unido e dos Estados Unidos, Laure Zanna, Samar Khatiwala, Jonathan M. Gregory, Jonathan Ison e Patrick Heimbach, o oceano está a absorver 90% do calor retido devido às emissões de Gases de Efeitos de Estufa (GEE), pelo que, apenas cerca de 10% vão para a atmosfera e solos.

De acordo com o estudo, o aquecimento foi tal que equivale a uma bomba atómica por segundo, nos últimos 150 anos. O problema reside no facto de este nível de aquecimento aumentar a ocorrência de furacões e fenómenos climáticos extremos. Nomeadamente, o aumento do nível médio das águas do mar, o que se deve, em parte, à liquefacção do gelo, mas também à expansão da água à medida que aquece.

Estudos recentes já tinham revelado que os oceanos estariam a aquecer muito mais rápido do que aquilo que se pensava, O que ainda não se sabia era que os mares aquecem a ritmos diferentes, devido às correntes oceânicas que transportam o calor, como é, por exemplo, o caso do Atlântico. Pelo que os investigadores estão agora a tentar, através deste estudo, determinar uma linha base de comportamento para se poder prever o aumento do nível médio das águas do mar. Tornou-se crucial para perceber as alterações climáticas no seu todo, perceber o oceano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill