Pedro Henrique, Vasco Ribeiro, Frederico Morais, Tiago Pires e Marlon Lipke estão no top 100 a nível mundial.

2015 foi um ano de ouro em termos de participação dos atletas nacionais nas competições da World Surf League. O ano fecha com cinco surfistas no top 100 a nível mundial (número recorde) e 8 portugueses que disputaram as principais provas do circuito de qualificação (os Qualifying Series 10.000).

Vasco Ribeiro e Frederico Morais confirmaram o estatuto de estelas nacionais, com o primeiro a classificar-se no 47º lugar do ranking mundial de qualificação) e o segundo na 63ª posição a nível mundial e conquistando o título de campeão nacional da Liga Moche 2015. A estes nomes juntou-se Pedro Henrique que, a meio do ano, passou a competir por Portugal, trazendo para o país o o título europeu profissional e terminando como o melhor português no circuito de qualificação (43o lugar).

No top 100 estão ainda os atletas Tiago Pires e Marlon Lipke, respectivamente no 80 e 98 lugar e que já garantiram o acesso às principais provas do circuito de qualificação em 2016.

Ao nível do surf feminino, destaque para Teresa Bonvalot, de apenas 16 anos, que se sagrou campeã nacional da Liga Moche pelo segundo ano consecutivo. A atleta foi ainda vice-campeã europeia júnior e começou a dar os seus primeiros passos no circuito de qualificação, tendo terminado em 57o lugar. Ainda no surf feminino, e também na categoria júnior, destaque para Camilla Kemp (73º lugar) e Carol Henrique (74º lugar). De referir que apesar de o campeonato do mundo juniores se realizar em Janeiro de 2016 ainda diz respeito à época de 2015. Portugal estará representado por Teresa Bonvalot (única com acesso directo) e os convidados da organização Camilla Kemp e Carol Henrique nas senhoras, e Tomás Fernandes nos homens, sendo que Miguel Blanco está posicionado como primeiro alternate, aguardando assim por uma desistência de última hora.

Foto de Pedro Mestre



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill