O sentimento de segurança no emprego entre os profissionais do transporte marítimo aumentou em 2017 face ao ano anterior, revela um inquérito sobre o emprego neste sector realizado pela empresa de recrutamento Halcyon Recruitment e a empresa de formação online Coracle.
Num universo de 2.863 inquiridos, 56% manifestaram preocupação com a segurança no emprego, contra 63% em 2016, e 28% consideraram a possibilidade de mudar de ocupação nos próximos 12 meses, contra 37% em 2016.
As respostas foram obtidas entre Julho e Novembro de 2017, junto de todos os grandes centros marítimos e abrangeram profissionais dos vários segmentos de actividade do sector (comercias e operacionais). A edição deste ano, a nona, contemplou o efeito potencial do Brexit entre os profissionais.
A propósito deste factor, Heidi Heseltine, CEO da Halcyon Recruitment, referiu que para os inquiridos existe a percepção de que o Brexit terá um impacto negativo no Reino Unido como local atractivo para trabalhar (43%) e como centro marítimo global (40%). “A natureza exacta dos termos de saída do Reino Unido da União Europeia permanece certa, mas muitas organizações já estão a implementar planos ou a analisar oportunidades para se deslocarem para fora do país”, refere Heidi Heseltine.
O inquérito revelou também que entre os profissionais consultados, 37% tinham sido aumentados nos 12 meses precedentes (contra 38% em 2016) e 47% tinham recebido um bónus no mesmo período (contra 49% em 2016). O segmento de carga seca, onde 44% dos inquiridos admitiu ter tido aumento salarial e 52% reconheceu ter tido bónus, foi o mais beneficiado. No segmento de navios tanque, 35% admitiram ter tido aumento salarial e 53% bónus. Em 70% dos inquiridos admitiram estar satisfeitos com os bónus recebidos (contra 69% em 2016).
Já os profissionais de operações de navios e actividades técnicas e de higiene/qualidade/segurança/ambiente tiveram aumento salarial apenas num terço dos casos.
- Imperioso repensar a formação dos marítimos
- Escola Náutica: a Instituição de Ensino com menor financiamento do Governo
- Formação de marítimos em Portugal em acentuado declínio
- Marinha Portuguesa na 5ª Feira Internacional Trabalhar num Navio
- Ministra do Mar recebeu prémio de antigos alunos da ENIDH
- DGRM forma inspectores de pescas moçambicanos
- Centro Internacional Integrado de Formação e Ensino na Madeira
- Governo irlandês protege trabalhadores da indústria pesqueira