No âmbito da estratégia de desenvolvimento do país para 2030, o Governo da Croácia propôs a aprovação de legislação destinada a acelerar a construção do já anunciado terminal de gás natural liquefeito (GNL) em Krk, na Croácia, que será co-financiado pela União Europeia (UE) em 101,4 milhões de euros, segundo o World Maritime News. O valor total do projecto é de 383,6 milhões de euros e o co-financiamento é atribuído no âmbito do programa Connecting Europe Facilitiy (CEF), conforme já referimos neste jornal.
Com o intuito de cumprir o prazo de completar o projecto até 2019, o Primeiro-Ministro, Andrej Plenkovic, anunciou esta iniciativa, sublinhando que “com este terminal, teríamos um papel muito mais importante na política energética global da Europa”, referiu. Tem também importância estratégica para a UE, que planeia fornecer 28% do capital necessário para a sua implementação.
Em Setembro de 2017, a LNG Croatia incrementou o projecto do terminal, pedindo licitações para desenvolver uma unidade de armazenamento e regaseificação flutuante (FSRU). Ideias que entraram no projecto, juntamente com a construção de um cais, um gasoduto de conexão e instalações de alta pressão para o FSRU, que incluem: estação de pigging, água e drenagem, instalações auxiliares e edifícios.
Assim, espera-se que um terminal de GNL flutuante reduza os custos de construção e demore apenas dois anos para se concretizar, em detrimento dos cinco anos necessários para construir um terminal do zero. A GNL Croácia espera que todos os trabalhos de construção de embarcações estejam finalizados até o final de 2019 e que o primeiro gás do terminal seja distribuído no início de 2020.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística