A UE vai investir mais de 100 milhões de euros num terminal de GNL na Croácia destinado a reforçar a capacidade de abastecimento na Europa Central e Sudeste
GNL

A União Europeia (UE) vai co-financiar com 101,4 milhões de euros a construção de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) em Krk, na Croácia, referem vários meios de comunicação internacionais. O valor total do projecto é de 383,6 milhões de euros e o co-financiamento (27,92%) é atribuído no âmbito do programa Connecting Europe Facilitiy (CEF).

De acordo com as mesmas fontes, o terminal funcionará inicialmente como unidade de armazenamento flutuante offshore, também designada floating storage and regasification unit (FSRU), com uma capacidade mínima de 2 mil milhões de metros cúbicos, e deverá estar a funcionar em Fevereiro de 2018.

Segundo informou oportunamente o promotor do projecto, a LNG Croatia, a capacidade técnica do terminal flutuante dependerá das suas características técnicas, no entanto, a capacidade máxima de entrega anual de gás natural deverá ser de 2,6 mil milhões de metros cúbicos, na primeira fase.

O projecto também envolverá uma ligação de gasoduto entre Omišalj e Zlobin, na Croácia, uma estação compressora no sistema de transmissão de gás na Croácia e, numa segunda fase, a expansão do terminal de Krk para uma capacidade acima dos 2,6 mil milhões de metros cúbicos e os gasodutos de evacuação.

O grande objectivo deste projecto é aumentar a segurança de abastecimento na Europa Central e Sudeste, em particular na Croácia e na Hungria. Além disso, segundo Miguel Arias Cañete, Comissário Europeu para a Energia e as Acções Climáticas, o co-financiamento europeu, neste caso, serve também para integrar mercados e colmatar as lacunas energéticas europeias.

Recorde-se que no âmbito estratégia energética da UE, existe um compromisso para construir infra-estruturas que preencham as lacunas europeias do sector e assegurar que todos os Estados membros tenham acesso a, pelo menos, três fontes distintas de gás.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill