Jared Huffman propõe legislação contra a exploração de petróleo e gás natural em zonas do Árctico
Jared Huffman

Um dia depois do Presidente dos Estados Unidos ter emitido uma Ordem Executiva que autoriza a expansão da exploração de carvão, petróleo e gás em terrenos públicos, o congressista democrata Jared Huffman reintroduziu na agenda política o Stop Arctic Ocean Drilling Act, uma legislação que exclui o Oceano Árctico de quaisquer propostas de exploração, proibindo a emissão ou renovação de licenças de exploração, desenvolvimento de actividade ou produção relacionadas com petróleo, gás natural ou outros minerais nas Zonas Planeadas do Oceano Árctico Exterior à Plataforma Continental.

De acordo com um comunicado emitido pelo gabinete deste congressista, esta legislação reconhece que as alterações climáticas devem-se em larga medida a emissões de gases com efeitos de estufa resultantes de actividades humanas, colocando desafios e riscos ao povo e ao Governo dos Estados Unidos. O mesmo comunicado esclarece que esta legislação estabelece várias proibições relativamente à exploração de petróleo, gás natural e outros minerais e reconhece que os Estados Unidos devem manter intocáveis parte dos recursos energéticos fósseis para evitar maiores impactos sobre o clima e gerir o Oceano Árctico no melhor interesse das populações.

Em defesa dos seus argumentos, Jared Huffman recorre a dados do Departamento doo Interior, de acordo com os quais existem 75% de hipóteses de ocorrerem um ou mais derrames petrolíferos resultantes de perfurações no Oceano Árctico. Segundo os mesmos dados, se ocorrer um derrame, entre 44% a 62% do petróleo derramado permanecerá em mar aberto ou envolvido no gelo por mais de 30 dias, sem se dispersar ou evaporar.

Jared Huffman é desde há muito um opositor da perfuração em zonas offshore e defensor das energias renováveis e dos empregos de energia limpa. No passado recente introduziu na agenda política legislação em prol da protecção permanente das costas da Califórnia, do Oregon e de Washington, proibindo atribuição ou renovação de licenças de exploração de petróleo ou gás natural fora das zonas exteriores às respectivas plataformas continentais. Dessa forma, segundo comunicado do seu gabinete, terá protegido uma economia costeira dos três Estados avaliada em cerca de 41 mil milhões de euros, na dependência da qual estariam 650 mil postos de trabalho.

Em Setembro de 2016, este congressista foi o principal subscritor de uma carta de 74 congressistas democratas e republicanos, solicitando ao então Presidente Obama que agisse de forma a proteger definitivamente os Oceanos Árctico e Atlântico. Em Dezembro seguinte, Barack Obama anunciou que usaria a sua autoridade legitimada por uma lei de 1953 para proteger permanentemente da exploração petrolífera e de gás natural extensas áreas públicas no Oceano Atlântico ao largo da costa leste do pais e do Oceano Árctico dos Estados Unidos.

No mesmo comunicado, Jared Huffman nota que a legislação que agora introduz é apoiada por várias organizações e co-patrocinada por diversos congressistas democratas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill