A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, inaugura hoje as obras de estabilização e consolidação das arribas do portinho em Porto Covo.
Financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), a empreitada “incide sobre as arribas que ladeiam a parte Norte do portinho de Porto Covo”, conforme esclarece o Ministério do Ambiente, e constitui uma intervenção importante para defesa dos “sistemas funcionais e naturais do portinho”, permitindo “o proveito destes espaços por pescadores, população local e veraneantes, estando acautelada a segurança e protecção dos mesmos”.
Célia Ramos procede também hoje à abertura artificial ao mar da Lagoa de Melides. Trata-se de uma acção de carácter anual que permite a renovação da lagoa e “assegura a melhoria da qualidade dos seus ecossistemas”, explica o Ministério do Ambiente. “O rompimento da barra arenosa, que separa o mar da Lagoa de Melides” deverá ocorrer entre as 16h00 e as 16h30.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra