Baseado no antigo sistema da H Henriksen AS, este novo modelo limpa igualmente derrames de petróleo, conseguindo, no entanto, operar a temperaturas mais baixas – até -21°C.
Lagostim

A H Henriksen AS desenvolveu um novo sistema de limpeza para dar resposta aos derrames de petróleo no Árctico. Denominado FoxTail, à semelhança do seu antigo dispositivo, é capaz de limpar vazamentos no Árctico, no entanto, esta nova versão suporta temperaturas mais baixas – enquanto o antigo operava apenas a -6°C, o novo modelo consegue operar a -21°C, segundo comunicado oficial.

A FoxTail VAB (Vertical Adhesion Band), já conhecida em toda a indústria marítima, filtra derrames de petróleo da água do mar utilizando esfregões absorventes, sendo capaz de recuperar grandes quantidades de petróleo, sem gastar água desnecessária. O novo modelo utiliza uma bomba de transferência integrada, uma tampa isolada e um sistema de aquecimento hidráulico.

São esforços que resultam de uma parceria inicial entre a Norwegian Clean Seas Association for Operating Companies (NOFO) e a Norwegian Coastal Administration (NCA), que lançaram em 2015 a «Oil spill Response 2015», desafiando fornecedores a desenvolver equipamento para tal nas condições do Árctico. E a proposta que foi aceite foi a da Henriksen, em 2016.

O principal objectivo era ampliar o tempo de operação das máquinas, especialmente em baixas temperaturas, dado que as outras máquinas, com o gelo, perdiam eficiência. E testes recentes a bordo da MS Polarsyssel em Longyearbyen, Svalbard, na Noruega, demonstraram uma capacidade de operação estável e contínua nessas mesmas condições.

“Operar nas condições do Árctico é um desafio em qualquer segmento da indústria marítima, já que estas regiões são inóspitas e ambientalmente sensíveis”, referiu Trygve Egenes, Director da H Henriksen.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill