Presença do submarino norte-americano na Coreia do Sul é uma mensagem para a Coreia do Norte
Ilha de Manus

O submarino USS Michigan, portador de mísseis tácticos, dos Estados Unidos, chegou à Coreia do Sul, no que é descrito por um elemento da Administração norte-americana como uma demonstração de força face à Coreia do Norte, no mesmo dia em que esta celebrou os 85 anos das suas Forças Armadas, refere a CNN.

De acordo com a estação televisiva norte-americana, citando fontes da Marinha dos Estados Unidos, a visita deste submarino é considerada de rotina e uma oportunidade de destacar a aliança entre as Marinhas norte-americana e sul-coreana. A CNN refere ainda que não está prevista a participação do navio em exercícios conjuntos.

Esta visita surge igualmente depois de a Coreia do Norte ter ameaçado afundar o porta-aviões USS Carl Vinson, que participa em exercícios com dois destroyers japoneses no Oceano Pacífico, o Ashigara e o Samidare.

A mesma estação refere também que o jornal estatal da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, publicou um editorial afirmando que o país estaria pronto para demonstrar a sua força militar, afundando um porta-aviões nuclear com um único ataque.

Citando um antigo Director de Operações de Informação dos Estados Unidos no Pacífico, a CNN refere que o submarino pode ser deslocado para o Mar do Japão, também conhecido por Mar Oriental, ao largo da península coreana.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill