A construtora naval francesa aproveitou a Seatrade Cruise Global para apresentar publicamente o conceito do Silenseas, que promete um cruzeiro amigo do ambiente

A STX France revelou um novo conceito de navio de cruzeiro à vela, que reduz o impacto ambiental e poupa energia, segundo comunicado oficial, apresentado na Seatrade Cruise Global, em Fort Lauderdale, na Flórida.

Na sequência do lançamento do conceito de navio de cruzeiro Eoseas, em 2009, a STX France prosseguiu pesquisas sobre o princípio da propulsão à vela e desenvolveu um conceito, já patenteado (Solidsail), que deu origem ao Silenseas, o novo navio de cruzeiro capaz de navegar à vela. Com 190 metros de comprimento e 150 cabines para passageiros, oferece uma experiência de cruzeiro amiga do ambiente.

Este novo conceito é o resultado da combinação entre o uso de velas com as últimas tecnologias de propulsão e produção de energia, incluindo o gás natural liquefeito (GNL), baterias e automação. Por isso, permite, como se refere no comunicado, “reduzir, em rotas como a das Caraíbas, 60% de consumo de energia de propulsão, e permite ao mesmo tempo um desempenho excepcional à vela (12 nós, com ventos de 15 nós)”.



Um comentário em “STX France revelou navio de cruzeiro à vela”

  1. Vagalarga diz:

    Estou curioso por conhecer qual o sistema anti-deriva que esta’ projectado, bem como a quantidade de lastro requerida para assegurar a navegacao com pouco adornamento. Note-se que a 7 graus coisas nao-fixas, tal como passageiros, escorregam para a parte baixa do conves.
    Velas de alto-rendimento, com elevada razao de aspecto, vao adornar o veleiro a’ menor briza e 15 nos e’ Forca 4 Beufort, brisa moderada com formacao we carneirinhos…como evitar o desconforto do passageiro comum em tais condicoes ?!?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill