Companhia aposta no GNL em vários locais do globo
Shell

A Shell tem planos para instalar um serviço de bunkering em Tenerife, nas Canárias, revelou Arjan Starast, responsável pelo desenvolvimento de negócios marítimos de gás natural liquefeito (GNL) da empresa, durante a convenção anual da Associação Internacional da Indústria de Bunker (IBIA, sigla em inglês), que se realizou em Novembro, em Gibraltar.

Importa recordar que já está a ser construída uma central de regaseificação no novo porto de Granadilla, em Tenerife, destinada a fornecer energia à ilha, e existem planos para abastecer veículos e navios. A nova fábrica deverá fornecer GNL a dois novos navios da operadora de cruzeiros AIDA a partir de 2017.

O mesmo responsável admitiu que a Shell pretende criar instalações semelhantes nos locais em que já está activa no fornecimento de LNG a consumidores domésticos, como a Noruega, Gibraltar, Médio Oriente, Singapura ou Roterdão.

Em Roterdão a Shell espera colocar um navio para bunkering de GNL já serviço em 2017. Por outro lado, segundo o site informativo Green4Sea, a companhia já terá assinado um acordo com o porto de Gibraltar, um dos mais movimentados do Mediterrâneo, para ali desenvolver um serviço de bunkering de GNL juntamente com o fornecimento de uma central eléctrica a gás natural a construir naquele local. Finalmente, o mesmo site refere que Singapura atribuiu duas licenças para abastecimento de GNL por bunkering, uma delas a um consórcio entre a Shell e a Keppel.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill