Os portos de Tacoma e Seattle, no Estado de Washington, juntaram-se aos retalhistas na crítica às taxas aduaneiras decididas por Trump. Os receios são os mesmos: subida dos preços dos bens de consumo e perda de empregos
Federação de Retalhistas dos Estados Unidos

Jonathan Gold, Vice-Presidente da Federação de Retalhistas dos Estados Unidos para a Cadeia de Abastecimento e Política Aduaneira, foi mais longe do que o CEO da sua instituição, Matthew Shay, e antecipou uma guerra comercial se Donald Trump impuser as prometidas tarifas sobre a importação de aço e alumínio, refere o World Maritime News.

“Com as tarifas sobre o aço e o alumínio em vigor, novas tarifas sobre bens provenientes da China e a ameaça de abandonar a NAFTA, podemos muito em breve ter uma guerra comercial entre mãos”, referiu Jonathan Gold, acrescentando que o impacto imediato dessas taxas sobre os consumidores norte-americanos, ou seja, aumento dos bens de consumo, deitaria a perder os ganhos conquistados com a reforma fiscal e comprometeria o crescimento económico.

A longo prazo, a perda de carga movimentada e dos postos de trabalho que dependem dessa actividade, desde os estivadores a todos os outros membros da cadeia de abastecimento, será uma realidade, sublinhou o mesmo responsável, citado pelo jornal.

Já a Northwest Seaport Alliance (NWSA), uma parceria entre os portos de Tacoma e Seattle, pela voz de um dos seus responsáveis, citado mesmo jornal, refere que as taxas sobre aço e alumínio importados poderá ter efeitos negativos para o Estado de Washington, onde ambos os portos de situam. Entre tais efeitos menciona a subidas dos preços dos produtos e a perda de empregos.

Outro membro da NWSA e também citado, refere que estas taxas têm um elevado potencial de retaliação, que se poderá traduzir em taxas sobre as exportação de produtos agrícolas e outras produções do Estado de Washington. Num Estado em que 89% a 90% do trigo produzido é para exportação e em que 40% dos postos de trabalho estão relacionados com o comércio externo, o efeito das taxas sobre o aço e alumínio pode ser dramático.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill