Parceiros assinaram Memorando de Entendimento
Caledonia LNG

A ExxonMobil, o Babcock International Group, a Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), a Calor e o Conselho das Ilhas Orkney assinaram um Memorando de Entendimento no âmbito do projecto Caledonia LNG, que visa criar condições para abastecer de gás natural liquefeito (GNL) clientes no Mar do Norte e no Reino Unido.

O acordo foi assinado dia 22 de Novembro e prevê o desenvolvimento de infra-estruturas, condições de armazenamento e apoio técnico, incluindo para bunkering, tudo destinado a dar resposta a necessidades deste combustível em terra e no mar.

Esta iniciativa procura ir ao encontro da recente decisão da Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês) de implementar um limite de 0,5% para o teor de enxofre nos combustíveis marítimos a partir de 2020, que poderá induzir a procura por combustíveis com menor teor de enxofre, incluindo o GNL.

Segundo dados divulgados publicamente, a ExxonMobil vai explorar o potencial da sua rede marítima para fornecer o GNL na região em causa e providenciar apoio técnico e experiência para fomentar operações seguras de bunkering.

Já o Babcock International Group ficará responsável pelas condições de armazenamento, movimentação e distribuição do GNL, enquanto a BSM terá a seu cargo a supervisão da construção, gestão e operacionalidade das embarcações e outros activos relacionados com o projecto.

Por seu lado, a Calor vai investigar oportunidades de abastecimento para fornecer GNL a clientes do sector industrial e automóvel. Finalmente, o Conselho das Ilhas Orkney fiará responsável pelos serviços portuários e pela segurança.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill