Cerimónia de transição de comando prevista para hoje, no cais da Rocha de Conde de Óbidos
EUROMARFOR

Portugal assume hoje, pela terceira vez, o comando da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR), em cerimónia que decorrerá no cais da Rocha de Conde de Óbidos, presidida pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro.

Até aqui, a EUROMARFOR era comandada pela Itália, que agora transfere o comando para Portugal, por um período de dois anos. O Comandante Naval, Vice-almirante Gouveia e Melo, será o comandante operacional desta força, que o nosso país já comandou entre 1998 e 1999 e entre 2009 e 2011.

A EUROMARFOR foi criada em 1995 pela França, Itália, Portugal e Espanha, na sequência da Declaração de Petersberg (1992), com o propósito de estabelecer uma força marítima multinacional capaz de ser empregue “de forma independente ou em conjunto com outras forças, em operações autónomas ou patrocinadas por entidades supranacionais (União Europeia Ocidental – UEO, União Europeia – UE, Organização das Nações Unidas – ONU, entre outras) em missões humanitárias ou de evacuação, de resgate, de manutenção de paz e de combate”, esclarece a Marinha.

Actualmente, “é uma força militar multinacional, não-permanente, com capacidade de realizar operações aéreas, navais e anfíbias”, que pode ser activada num prazo máximo de cinco dias e é destinada prioritariamente à União Europeia, estando incluída no Catálogo de Forças Europeias.

 

Nota: Foto retirada do portal oficial da Marinha portuguesa

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill