A Nouryon, a Tata Steel e o porto de Amsterdão uniram-se para estudar a viabilidade de um cluster de hidrogénio «verde» na região de Amsterdão
Porto de Amsterdão

A Nouryon (empresa especializada em químicos), a Tata Steel (produção de aço) e o porto de Amsterdão uniram-se para estudar a viabilidade de um cluster de hidrogénio verde na região de Amsterdão, que consideram vital para alcançar os objectivos climáticos propostos bem como para construir uma economia circular, combinando, por exemplo, emissões resultantes do fabrico de aço para fabricar novos produtos.

 

O primeiro passo será estudar a viabilidade de uma instalação 100 megawatts para electrólise da água destinada a produzir cerca de 15 mil toneladas de hidrogénio por ano, bem como oxigénio, admitindo que ao usar electricidade renovável, a instalação inicial permite uma economia de carbono até 350 mil toneladas de CO2 por ano, equivalente às emissões de mais de 40 mil residências. A decisão final de investimento será feita em 2021, mas os parceiros têm a ambição de expandir a tecnologia.

 

“Esta parceria baseia-se em iniciativas existentes para apoiar o desenvolvimento de uma indústria química sustentável”, referiu Knut Schwalenberg, Director da Industrial Chemicals da Nouryon. “O hidrogénio é uma alternativa realista para matérias-primas baseadas em fósseis e permite novas formas de química renovável, como o uso de gás de siderurgias, CO2 ou resíduos para fazer plásticos e passar para novas cadeias de valor circulares”, concluiu.  Conforme refere Hans Fischer, CEO da Tata Steel Europe, “este projecto pode ser um passo em frente para disponibilizar grandes quantidades de hidrogénio a preços acessíveis no futuro, para nos tornarmos um produtor de aço neutro de CO2”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill