Na sequência de uma queda quando desembarcava de um navio mercante para uma lancha de pilotos na baía de Cascais, um piloto de barra ficou inanimado e viria a falecer apesar da tentativa de salvamento realizada sob coordenação da Marinha
Polícia Marítima

Faleceu ontem o piloto de barra Miguel Conceição, de 45 anos, na sequência de uma queda à água na baía de Cascais quando desembarcava do navio mercante Singapore Express para a lancha dos pilotos Torre de Belém. Em comunicado, a Administração do Porto de Lisboa (APL), referia ontem de manhã que decorria uma “investigação técnica para apurar as causas do acidente”.

De acordo com informação obtida pelo nosso jornal junto do posto da Polícia Marítima de Cascais, estavam em curso diligências para apurar o motivo do acidente e estavam agendados para hoje interrogatórios a pessoas envolvidas na ocorrência, pelo que até à data não existia ainda uma conclusão oficial sobre a matéria.

Segundo informação pública da Marinha, a ocorrência registou-se ontem pela uma hora, “a cerca de uma milha a sul da marina de Cascais”. Seguiu-se uma operação de busca e salvamento do piloto, coordenada pela “Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Capitania do Porto de Cascais e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar)”.

De acordo com a Marinha, “segundo informação transmitida pelos tripulantes da embarcação de pilotos Torre de Belém”, o piloto caiu e ficou inanimado. “De imediato, foram empenhadas para o local a embarcação da Polícia Marítima de Cascais e a embarcação salva-vidas SR-32 da Estação Salva Vidas de Cascais”, refere a Marinha. Foi esta embarcação que recolheu o náufrago, pelas 02H28 de ontem, “tendo seguido de imediato para a Marina de Cascais, onde o óbito foi declarado pelo INEM”, refere a Marinha.



Um comentário em “Piloto de barra faleceu ontem em serviço”

  1. Helder Costa Almeida diz:

    Porque será que o navio de onde o Piloto desembarcou não fez nada(terá tentado? e a lancha dos pilotos não conseguiu nada?) antes de chegar a “Marinha”.que só conseguiu recolher o corpo do Piloto mais de 1,5h (?) após a queda à água? o próprio navio de contentores deverá ter uma palavra a dizer algo sobre o sucedido. Tendo o navio feito “abrigo”, como é norma, para o desembarque do piloto não podia ter lançado a embarcação – rescueboat – (que deve estar permanentemente pronta) para tentar salvar o Piloto? e qual terá sido o motivo da queda à água? algum problema de saúda?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill