Os blocos serão introduzidos ao longo da Plataforma Continental do país
Plataforma Continental Norueguesa

A Noruega propôs acrescentar 90 novos blocos de exploração à sua Plataforma Continental, 48 dos quais no Mar de Barents. As áreas propostas para a extensão localizam-se junto a infra-estruturas existentes e são já conhecidas após vários anos de exploração, segundo o Safety4Sea.

O ministro do Petróleo e da Energia, Kjell-Borge Freiberg, anunciou a proposta à Awards in Predefined Areas (APA), a entidade licenciadora de áreas na Plataforma Continental Norueguesa, propondo também uma extensão de 37 Blocos no Mar da Noruega e cinco no Mar do Norte.

“Manter o desenvolvimento positivo na actividade de exploração no mar de Barents é importante. Espero que isto contribua para a criação de soluções de desenvolvimento robustas e de valor acrescentado no Norte”, comentou o ministro.

A Noruega tem um campo offshore no Mar de Barents – o Goliat, explorado pela Var Energi -, e espera-se que o campo Johan Castberg da Equinor seja o segundo, em 2022.

A OMV, uma empresa petrolífera austríaca, aumentou recentemente os seus volumes estimados recuperáveis com a descoberta do campo Wisting no Mar de Barents para 440 milhões barris de petróleo comparado com 350 milhões de barris em 2017.

Note-se que em Janeiro de 2019, a Noruega ofereceu 83 licenças de produção na sua Plataforma Continental, das quais a Equinor ganhou 29. As 83 licenças de produção foram distribuídas pelo Mar do Norte (37), Mar da Noruega (32) e Mar de Barents (14).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill