Conduzidos pelos sinais cada vez mais visíveis das alterações climáticas, mais de 80 países, incluindo Portugal, unir-se-ão, a 8 de Setembro, por um clima melhor.
Santa Cruz Ocean Spirit

Difícil saber precisamente onde e como vai acontecer. Serão já mais de 500 cidades em 80 países, segundo a organização Rise for Climate, que vão participar na iniciativa marcada para Sábado, dia 8 de Setembro, com o intuito de demonstrar a urgência da crise climática, destacando o impacto crescente pelo qual estão a passar algumas comunidades na “linha da frente”, e de ao mesmo tempo apresentar soluções inovadoras para este problema.

A “transição justa e rápida para energias renováveis que vá ao encontro ou supere os compromissos governamentais de Portugal ser neutro em carbono até 2050 e que cumpra os compromissos a que se vinculou com o Acordo de Paris”, é o que Portugal procura, pode ler-se no comunicado da Sciaena, uma das organizações promotoras da marcha pelo clima em Portugal. Sendo que no país, sob o lema “Parar o petróleo! Pelo clima, justiça e emprego!”, os promotores irão mobilizar-se em Lisboa, Porto e Faro para dizer “não aos projectos de petróleo frente a Aljezur, de gás em Aljubarrota e em outras zonas concessionadas ou passíveis de o ser”.

Prevêem-se breves discursos por parte de algumas organizações no final da marcha, em Lisboa, no Cais do Sodré, e em Faro, no Largo da Sé. No Porto, na Praça da Liberdade, os discursos serão proferidos antes do início da marcha. E entre as organizações estão a Zero, o Bloco de Esquerda, o PAN – Pessoas Animais Natureza, SOS – Salvem o Surf ou mesmo alguns sindicatos de professores.

O movimento passará também por desafiar os decisores que participarão na Global Climate Action Summit, na Califórnia, a 12 de setembro, para assumir compromissos ambiciosos no âmbito do fim da era dos combustíveis fósseis.

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill