Depois de estações de vigilância em Vila Real de Santo António e Olhão, é hoje inaugurado um módulo de radar do sistema Costa Segura em Portimão
Costa Segura

É hoje inaugurado o módulo de radar do sistema «Costa Segura» em Portimão. O dispositivo permitirá monitorizar em tempo real as embarcações na costa algarvia, ao largo de Portimão. Recorde-se que já este mês foi inaugurada uma estação de vigilância do sistema em Olhão, depois da inauguração de outra, em Vila Real de Santo António, em Abril. O sistema «Costa Segura» tem por objectivo obter conhecimento situacional das zonas costeiras e litorais sob jurisdição das Capitanias, recorrendo a um sistema integrado de hardware e software, efectivo mas de baixo custo.

Ainda em Portimão, será hoje assinado o Auto de Consignação da empreitada de reabilitação de escadas e defensas nos Portos de Pesca do Arade, na bacia portuária de Lagoa e Portimão e de Lagos e Sagres, e vai ser anunciada a reabilitação das redes de água e de energia eléctrica.

Já em Olhão, serão também assinados hoje dois Protocolos. Um, entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a Direcção Geral da Autoridade Marítima, “para cedência da antiga casa dos pilotos da Ilha de Farol”, destinada à instalação de um posto marítimo, conforme explica uma nota de fonte próxima do Governo, e outro entre a Docapesca e a Câmara Municipal de Olhão, “relativo à reabilitação das três rampas de abastecimento às ilhas”, refere a mesma fonte.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill