Ana Paula Vitorino convidou as Nações Unidas a realizarem a conferência de 2020 sobre os oceanos em Portugal e foi distinguida pelo esforço do país em matéria de ciência dos oceanos
Seas At Risk

A ministra do Mar, em nome de Portugal, propôs que o nosso país fosse anfitrião da próxima conferência das Nações Unidas dedicada aos oceanos, em 2020. Fê-lo durante a Conferência dos Oceanos da organização que decorre até 9 de Junho em Nova Iorque, e com os “mesmos objectivos vertidos na resolução 70/303 para esta conferência”, referiu Ana Paula Vitorino.

A oferta da ministra do Mar foi feita “como contribuição para e em linha com o acompanhamento e o processo de revisão da Agenda 2030, sob acompanhamento e supervisão do Fórum político de alto nível”, referiu a governante.

Entretanto, Ana Paula Vitorino participou numa recepção a convite do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, interveio no painel dedicado às Parcerias comuns para a avaliação global da Governação dos Oceanos e teve uma sessão de trabalho com jornalistas portugueses, no âmbito da sua participação na Conferência, na Missão Permanente de Portugal nas Nações Unidas, informou o Ministério do Mar.

Também em nome de Portugal, a ministra do Mar recebeu uma distinção pelo apoio do país em prol da cooperação internacional relacionada com a ciência dos oceanos. Ana Paula Vitorino foi uma das sete personalidades distinguidas na cerimónia de entrega de prémios subordinados ao apoio à cooperação internacional na ciência dos oceanos.

Ontem, ao final da tarde, a agência Lusa adiantava que esta semana, no âmbito da conferência dos oceanos de Nova Iorque, Portugal entregará dez compromissos voluntários para a conservação dos oceanos.

 



Um comentário em “Ministra do Mar propõe Portugal anfitrião da próxima conferência dos oceanos”

  1. Orlando Temes de Oliveira diz:

    Para isto há dinheiro…… e para a formação e avaliação dos marítimos?
    E assim vai o reino da fantasia
    orlando Temes de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill